Qual o primeiro passo para registrar uma marca?
PESQUISA DE MARCA: UMA ETAPA ESSENCIAL PARA PROTEGER SUA MARCA : Hoje, proteger a marca é tão importante quanto zelar pela saúde de qualquer um dos principais ativos de uma organização.
Registrar uma marca sem uma pesquisa aprofundada de anterioridade pode gerar sérias consequências para seu negócio (incluindo a perda do direito de uso dela).
Marca é identidade
A marca (e todo o conceito por trás dela) carrega o DNA de uma empresa, de um produto ou um de serviço. Especialmente nos dias atuais em que as empresas possuem muita mobilidade é importantíssimo gerenciar estrategicamente as marcas da empresa.
A Marca é um mecanismo para distinção e evidência
Seja nominativa (texto/palavras), mista (textos com símbolos ou imagens), figurativa (desenhos ou imagens) ou tridimensional (relacionado à forma, como a embalagem), a marca cria distinção entre produtos ou serviços de empresas concorrentes.
Seja em uma gôndola de supermercado ou em uma loja virtual, chamar a atenção dos consumidores (pelo reconhecimento rápido de cores e padrões) é um dos principais objetivos no desenvolvimento de marcas e de peças de identidade visual organizacional.
Da pequena loja de bairro aos grandes grupos empresariais, todos os empreendedores de sucesso sabem, mesmo que apenas por instinto, o valor de ter uma marca forte.
A marca no mercado local e global
Antes do registro de sua marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) é preciso assegurar-se que não há empecilhos legais para isso, realizando um trabalho criterioso de pesquisa.
Esta pesquisa inicial pode ser chamada de pesquisa ou análise técnica de colidência (trademark clearence search) e serve para verificar o estado de petições semelhantes ou conflitos é parte essencial do processo de registro.
Se este serviço não for realizado com critério e competência técnica podem haver várias consequências e prejuízo como a negação do registro ou o acionamento legal por uso indevido de marca pertencente à outro proprietário.
No mundo atual, com o comércio globalizado no qual todos competem com todos, há muito menos barreiras para as empresas atuarem em diversos mercados e na Internet. Por isso, proteger a sua marca apenas localmente pode não ser suficiente.
Realizar uma pesquisa de colidência (trademark clearence search) em bases do exterior em países nos quais você faz ou pretende fazer negócios é garantir sua identidade no mundo.
Há vários casos de empresas que tiveram suas identidades “sequestradas” fora do país de origem e sequer conseguiram realizar o registro de sua marca nesses locais.
Do nome à identidade visual da marca e tipografia, mesmo a cópia sendo evidente várias empresas já passaram por esta situação que beira o absurdo.
Em oposição à estes casos, há também tentativas de grandes empresas multinacionais de impedir o uso de marcas parecidas com as suas (ou marcas que elas julgam ter semelhança).
Nestes casos, se a empresa menor não tiver sua marca devidamente registrada ela poderá ter problemas legais e até ser obrigada a mudar sua marca.
Toda empresa deve registrar sua marca e zelar para que terceiros não a utilizem para obter vantagens competitivas no mercado sem a devida autorização. Só quem registra é dono!
Trabalho contínuo de proteção da marca
O trabalho de proteção e zelo pela marca de uma organização vai além da pesquisa de colidência e seu relatório e também ultrapassa o processo de registro.
Este patrimônio de identidade e marketing deve ser alvo de um processo constante de vigilância e zelo.
Desta forma, a especificação de todos os elementos da marca de sua organização estarão, protegidos e associações ou usos indevidos poderão ser facilmente disputados.